



De acordo com a Agência Internacional da Energia Renovável, para se limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até 2050 é necessário que as energias renováveis atinjam a quota de 77% de toda a energia primária consumida.
Para alcançar a neutralidade carbónica, estima-se que as centrais elétricas e centrais de aquecimento, o setor industrial e o setor dos transportes terão de reduzir as suas emissões anuais num total de 30,4 gigatoneladas. Prevê-se ainda que a utilização de Hidrogénio Verde e dos seus derivados venha a contribuir em 12% para a meta da neutralidade carbónica.
Este projeto é cofinanciado por:
Objetivos
O objetivo principal do H2NG é projetar e desenvolver uma solução inovadora, nesta fase ainda à escala laboratorial, de uma Estação Completa de Injeção e Mistura de Hidrogénio nas redes de transporte (alta pressão) e distribuição (média/baixa pressão) de gás natural.
A Estação resultará do desenvolvimento de 3 subsistemas principais, representando uma solução capaz de ultrapassar as dificuldades deste tipo de sistemas, nomeadamente de estratificação do hidrogénio após a injeção e de fragilização das condutas de metal.
Atividades do projeto
1.
Estado da arte e vigilância tecnológica
2.
Requisitos e especificações técnicas
3.
Projeto e desenvolvimento do sistema de injeção
4.
Projeto e desenvolvimento do sistema de mistura
5.
Automação – Projeto e desenvolvimento do sistema de monitorização e controlo da Estação de Injeção e Mistura
6.
Projeto, construção e testes de protótipo laboratorial da Estação de Injeção e Mistura
7.
Divulgação e promoção
8.
Gestão do projeto
Galeria de fotos
Resultados de simulações numéricas (CFD) da injeção de hidrogénio numa conduta de gás natural com injetor de geometria simples e sob diferentes condições de escoamento
Galeria de fotos
Consulte a ficha